fbpx
HEADER-ARTIGO---Bloqueio-Onobotulinumtoxina
HEADER-ARTIGO---Bloqueio-Onobotulinumtoxina

O bloqueio com Onabotulinumtoxina A é uma das formas de tratamento para enxaquecas.
Atualmente é preconizada para pessoas que sofrem com dores de cabeça por enxaqueca em mais de 15 dias no mês (pessoas com enxaqueca crônica).

Como funciona o bloqueio com Onabotulinumtoxina A?

A medicação é aplicada em diversos pontos da cabeça e é absorvida pelas terminações dos nervos da sensibilidade. Ao ser internalizada a medicação é capaz de reduzir a transmissão do sinal da dor gerada pelo fenômeno da enxaqueca. Assim seu efeito visa reduzir a frequência (quantidade de dias com dor) e intensidade das crises.

Como é feita a aplicação?

A Onabotulinumtoxina A é preparada no momento da aplicação, que é feita no ambiente do consultório. Utilizamos agulhas ultra-finas para o menor desconforto possível. Os pontos de aplicação seguem o protocolo internacional recomendando pelas principais instituições de neurologia e cefaleia (Protocolo PREEMPT).
A aplicação é então repetida após 3 meses, e novas aplicações podem ser realizadas conforme a indicação do neurologista.

Existem efeitos colaterais?

Assim como em qualquer forma de tratamento medicamentoso, também a aplicação de Onabotulinumtoxina A está sujeita a efeitos colaterais. Entretanto, com a apuração da técnica e seguindo-se o protocolo PREEMPT a frequência de efeitos colaterais é muito pequena (em media, menos de 5% dos pacientes). Os principais efeitos colaterais possíveis são: piora transitória da dor nos primeiros dias após a aplicação; dor cervical nas primeiras semanas; assimetria facial transitória;

Quais as vantagens do tratamento com Onabotulinumtoxina A?

A primeira vantagem é o comprovado efeito de melhora na frequencia e intensidade das crises de enxaqueca para pessoas com enxaqueca crônica. A maioria das medicações aprovadas para o tratamento da enxaqueca são comprovadamente eficazes nas pessoas com menor frequência de crises, enquanto a Onabotulinumtoxina A é comprovadamente eficaz para pessoas com dores mais frequentes.
Outra vantagem é a aplicação trimestral, não havendo necessidade de tomar medicações diariamente. Além disso há uma menor interação com outras medicações que o paciente possa eventualmente necessitar.

A Onabotulinumtoxina A serve para todo mundo?

Nenhum tratamento para enxaqueca atualmente conhecido é considerado eficaz para qualquer pessoa. Para escolha da melhor alternativa terapêutica é fundamental um conhecimento amplo da saúde do paciente, das comorbidades (outras doenças associadas), dos tratamentos previamente tentados e das preferências e escolhas pessoais. A educação do paciente sobre sua condição de saúde também é um ponto fundamental para o melhor resultado de qualquer tratamento.

Dr. Marcio Nattan - Neurologista

Dr. Marcio Nattan é Neurologista pela FMUSP, membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia e membro da International Headache Society. CRM-SP 149524

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Contatos

Entre em contato por meio dos canais de comunicação: