Enxaqueca é uma importante causa de incapacidade

Em 1990 a OMS o e Banco Mundial criaram o Global Burden of Diseases, estudo feito para medir o impacto das doenças mais comuns na população mundial. Nessa ocasião, a enxaqueca sequer havia sido incluídas entre as doenças estudadas. Ainda não se conhecia seu impacto. Em 2000 foi incorporada à lista e ocupou o 17º lugar. Desde então o reconhecimento do impacto sobre a vida das pessoas vem elevando a colocação da doença até que em 2016 assumiu o 2º lugar entre as condições que geram mais anos vividos com incapacidade no mundo. Assim como não tínhamos ideia desse impacto em 1990, muitas pessoas que hoje sofrem com enxaqueca ainda desconhecem o diagnóstico e não fazem nenhum tipo de tratamento.

Mais de 95% das pessoas terá pelo menos um episódio de dor de cabeça na vida. Obviamente, não são todas que terão enxaqueca. Na maioria das vezes a dor acontece por uma condição benigna, como um episódio de gripe ou ressaca. Mas o fato de praticamente todas as pessoas experimentarem algum episódio a dor em algum momento da vida faz com que esse sintoma pareça “normal”.

Pessoas que tem dores recorrentes, junto a outros sintomas como náusea, desconforto com luz e barulhos, demoram a perceber que aquela condição não é uma dor de cabeça “normal”.

A enxaqueca atinge 15% da população brasileira, aproximadamente 30 milhões de pessoas, sendo a maioria mulheres no auge da formação ou atuação profissional. Quando não tratada adequadamente ela pode impactar a vida em vários aspectos, gerando anos acumulados de incapacidade.

Tudo isso se torna ainda mais dramático quando sabemos que existem tratamentos disponíveis e capazes de trazer de volta a qualidade de vida perdida. O primeiro passo, por vezes o mais difícil, é o reconhecimento do problema. Por isso, informação de qualidade é fundamental.