HEADER-ARTIGO-Enxaqueca-Mal-Silencioso

Cefaleia, assim como febre, não é uma doença, mas um sintoma. É um dos sintomas mais comuns na população: 95% dos homens e 99% das mulheres vão sofrer com cefaleia em algum momento da vida. Talvez esse fato seja um dos responsáveis pela confusão que existe entre sintoma e doença.

Enxaqueca não é um sintoma. Também não é “só uma dor de cabeça”. Ao contrário, é a doença em 2º lugar no triste ranking de causas de anos vividos com incapacidade no mundo. E certamente o baixo reconhecimento do problema corrobora para que menos de 5% das pessoas com enxaqueca (que tem indicação) recebam um tratamento adequado.

A IstoÉ de hoje traz uma matéria (da Anna França) chamando a atenção para esse fato: Enxaqueca é um mal “silencioso”. Vale dizer que esse “silêncio”, que inclusive acomete mais mulheres que homens, é muitas vezes resultado de preconceito, quando não de desconhecimento.

O reconhecimento desse importante problema de saúde pública é o primeiro passo para uma mudanças na sociedade, com melhora do diagnóstico e mais acesso ao tratamento. Por que o mais dramático é que a segunda doença mais incapacitante do mundo tem sim tratamento!

Fonte: https://istoe.com.br/enxaqueca-um-mal-silencioso/

Dr. Marcio Nattan - Neurologista

Dr. Marcio Nattan é Neurologista pela FMUSP, membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia e membro da International Headache Society. CRM-SP 149524

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Contatos

Entre em contato por meio dos canais de comunicação: