fbpx
HEADER-ARTIGO---Anticorpos-Monoclonais
HEADER-ARTIGO---Anticorpos-Monoclonais

A enxaqueca é uma das doenças mais comuns e incapacitantes da humanidade.

Mas existe tratamento capaz de reduzir as crises e melhorar muito a qualidade de vida. Ao iniciar um tratamento é importante que se estabeleça uma expectativa realista sobre a evolução da doença. A causa da enxaqueca é genética, e por isso não existe cura conhecida. Por outro lado, com o tratamento, muitas pessoas passam a ter apenas crises eventuais e facilmente controláveis. Alguns ficam longos períodos sem dor e com o avançar da idade a doença pode regredir. Mas não é preciso esperar a aposentadoria melhorar!

O tratamento da enxaqueca tem 3 pilares fundamentais:

      1. Tratamento de cada crise de dor
      2. Tratamento preventivo, que diminui a frequência e intensidade das crises
      3. Medidas de estilo de vida que ajudam no controle da doença.

Vamos falar do tratamento preventivos: os medicamentos usados contra a enxaqueca.

Os anticorpos monoclonais são novos medicamentos desenvolvidos com alta tecnologia, especificamente para o tratamento preventivo da enxaqueca. A medicação atua sobre um receptor ou uma molécula bem conhecida: o CGRP. Há algumas décadas já sabemos que essa molécula é fundamental nas vias neurais responsáveis pela enxaqueca.

Por serem altamente específicos contra o alvo, os anticorpos monoclonais tem poucos efeitos adversos. Desde que lançados no mercado, esses medicamentos vem demonstrando boa segurança e efeito na redução das crises de enxaqueca. A administração é feita com uma injeção subcutânea que deve ser repetida a cada mês por um período que varia a depender da evolução da doença.

Toda medicação pode gerar efeitos colaterais. É importante se informar durante a consulta e monitorar os eventuais efeitos colaterais durante o tratamento.

Para se ter o melhor resultado do tratamento não basta tomar a medicação preventiva. É preciso também saber tratar a crise corretamente, e adotar hábitos de vida protetores das crises de enxaqueca. Para saber mais, continue lendo os próximos posts!

Informação é fundamental para o melhor resultado do tratamento.

Dr. Marcio Nattan - Neurologista

Dr. Marcio Nattan é Neurologista pela FMUSP, membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia e membro da International Headache Society. CRM-SP 149524

Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Compartilhar no email
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Contatos

Entre em contato por meio dos canais de comunicação: